Vacinação contra Covid-19 pode começar ainda hoje em MG
Minas Gerais vai receber, inicialmente, 561 mil doses para começar a vacinação contra Covid-19.
A vacinação contra Covid-19 pode começar ainda hoje em Minas Gerais, à partir das 17h, segundo o governador do Estado Romeu Zema.
Na manhã desta segunda-feira, 18, ele esteve em São Paulo ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para participar da entrega do 1º lote da vacina contra Covid-19 aos estados.
Minas Gerais vai receber, inicialmente, cerca de 561 mil doses e, assim que elas chegarem, será iniciada imediatamente a distribuição e aplicação nos grupos prioritários.
“Já teremos condições de vacinar o público-alvo da primeira fase: trabalhadores da área da saúde, pessoas com 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais que estão em asilos e população indígena”, disse o governador Romeu Zema.
No domingo, 17, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford.
No caso da CoronaVac, a taxa de sucesso na prevenção do coronavírus em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%, segundo a agência. Para a AstraZeneca, a Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%.
Todas as doses recebidas até agora (6 milhões de doses do Butantan), serão distribuídas de forma proporcional aos Estados para que iniciem a vacinação contra Covid-19. O Governo Federal já adquiriu e pagou 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca, importadas da Índia, que tem previsão de chegada ainda no início desta semana.