Na quarentena, voluntários aproveitam para embelezar Monte Verde.

Na quarentena, voluntários aproveitam para embelezar Monte Verde.

Veja o vídeo que mostra o trabalho de embelezamento dos bancos da principal avenida de Monte Verde!

Durante a quarentena, respeitando as normas de segurança, artistas e voluntários se uniram para deixar Monte Verde, no Sul de Minas, ainda mais bonito! Munidos de tintas, pincéis e amor pela arte, eles estão transformando o cenário da principal avenida do distrito de Camanducaia através da pintura dos bancos. Mas não é uma pintura qualquer.

Trata-se da chamada Arte Bauer – estilo de pintura artística folclórica de peças utilitárias e de decoração que retrata, principalmente, flores, como rosas, tulipas, miosótis, margaridas, entre outras plantas europeias. Um trabalho manual minucioso e delicado que chama a atenção pela beleza.

O projeto “Monte Verde e o Bauer – a história espalha flores pela avenida” é coordenado pelas artistas Manuella Osterne e Izildinha Antonell e conta com o apoio da Prefeitura de Camanducaia e Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região. O projeto envolve a reforma e pintura dos bancos, floreiras e lixeiras da Avenida Monte Verde. O termômetro de madeira instalado na Avenida também receberá o lindo trabalho.

A Arte Bauer é Patrimônio Cultural do Município de Camanducaia e foi criada na Alemanha pelos agricultores que pretendiam dar cor e vida aos seus móveis velhos. A técnica de pintura imitava o mobiliário dos Senhores Feudais.

Monte Verde

Famosa por retratar elementos da natureza e arabescos barrocos, esse estilo de pintura retrata principalmente flores. A Arte Bauer em Camanducaia teve como precursora senhora Maria Carmen Osterne, mãe de Manuella Osterne.

Veja o vídeo divulgado nas redes sociais que mostra o trabalho realizado!

Monte Verde está na lista dos 10 lugares mais acolhedores do mundo

Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, foi eleito como um dos dez lugares mais acolhedores do mundo. O charmoso vilarejo na Serra da Mantiqueira ficou em nono lugar no Traveller Review Awards 2020, prêmio anual da Booking.com.

Anualmente, a premiação reconhece e valoriza os destinos mais bem avaliados pelo público em diversos aspectos como alimentação, hospedagem e lazer. A avaliação é feita somente por usuários que de fato se hospedaram em uma acomodação ou alugaram um carro pela plataforma.

E não é pra menos. O distrito de Monte Verde é um charme só! Apresenta características tipicamente europeias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Enfim, é uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza.

Monte Verde

Com sua economia voltada basicamente para o turismo, Monte Verde recebe visitantes o ano todo, em especial amantes do turismo ecológico. Contudo, a vila ficou mais conhecida por proporcionar uma atmosfera charmosa e propícia ao romance, o que a transformou em um dos destinos mais procurados por namorados e casais em lua de mel.

O cenário lembra uma paisagem dos Alpes suíços: espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira, sempre em meio a muito verde, erguem-se as casas construídas em autêntico estilo alpino. No inverno, a névoa que encobre toda a região e a fumaça que sobe das chaminés tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos em um pedaço dos Alpes.

Essa semelhança com as terras altas da Europa atraiu e continua atraindo alemães, suíços, italianos e muitos outros que, saudosos de sua terra natal, elegeram Monte Verde como seu lar. A influência européia é visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e suas comidas típicas.

CLIMA – No verão as médias são de 26°C durante o dia e 14°C à noite; já no inverno, as temperaturas freqüentemente caem abaixo de zero, atingindo com facilidade a marca de -10°C. Não chega a nevar (embora isso já tenha acontecido algumas vezes), mas nas manhãs de inverno é comum o sol se levantar em meio a uma paisagem totalmente recoberta de gelo, produzindo um visual fantástico.

Redação Conexão Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *