Minas registra 1º caso de reinfecção por coronavírus

Minas registra 1º caso de reinfecção por coronavírus

Paciente de 29 anos com reinfecção por coronavírus teve manifestação da doença num intervalo de 230 dias

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 29 anos, que apresentou diagnóstico confirmado para covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves, sem necessidade de hospitalização.

A confirmação foi feita por sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias. 

Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).

Novas variantes do coronavírus em Minas estão em investigação 

A Secretaria de Estado de Saúde foi oficialmente comunicada sobre a confirmação laboratorial de novas variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais. Com isso, a pasta intensificou ainda mais as investigações sobre a circulação das variantes no estado.

As mutações identificadas são consideradas Variantes de Atenção (VOC) no Brasil: a variante P.1, de Manaus, e a variante do Reino Unido. Já a cepa P.2, em circulação no país desde outubro de 2020, foi confirmada em amostras da Funed em três municípios mineiros e, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 15 casos, distribuídos em 12 cidades: Ouro Branco (1), Além Paraíba (2), Caratinga (1), Coronel Fabriciano (1), Cruzília (1), Imbé de Minas (1), Ribeirão das Neves (1), Rio Manso (1), Santa Luzia (1), São José da Lapa (1), Taiobeiras (1) e Varginha (3). 

Redação Conexão Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *