Hoje é o Dia Nacional do Fusca!

Hoje é o Dia Nacional do Fusca!

Esta segunda-feira, 20 de janeiro, é o Dia Nacional do Fusca – o carro mais popular e querido de todos os tempos! Fabricado pela Volkswagen, foi criado em 1938, mas chegou nas fábricas brasileiras em 1959. Depois de tanto tempo, ele ainda faz sucesso e atrai olhares por onde passa.

O Dia Nacional do Fusca passou a ser comemorado em 1987, após clubes de amantes do veículo se reunirem com a Volkswagen.  O fato é que o fusca está presente na memória afetiva de muita gente! Com 61 anos de Brasil, o modelo coleciona uma legião de admiradores e fãs pelo país e em Pouso Alegre não é diferente.

Este é o caso de Alexandre da Silva Rosa, 42 anos, morador de Pouso Alegre, que lembra com carinho de seu primeiro carro, adquirido há 25 anos: um Fusca azul 1972. Ele ficou com o modelo por quatro anos.

Mas a paixão pelo fusca não acabou. Há cinco anos ele comprou um Fusca 1500, amarelo, ano 1972. Mas para adquirir um apartamento, acabou negociando o carro com um tio que tempos depois veio a falecer. O fusca então foi colocado à venda pelo primo. Foi quando o pai de Alexandre o comprou e deu de presente para o filho.

dia nacional do fusca
Alexandre com a filha em frente ao Fusca 1972

“Sempre gostei de fusca. Como tenho outro carro para uso no dia-a-dia, o fusca mais como relíquia. Tenho muito ciúmes dele. Já teve gente querendo comprá-lo por um ótimo preço, mas não penso em vendê-lo, até por causa da história dele”, comenta Alexandre.

Quem também é apaixonado por fusca é Luiz Guilherme dos Santos, de 28 anos. Ele é proprietário de um modelo Poize na cor vermelha. O Fusca do ano 1969 é todo original. Com o carro há um ano, ele conta que o amado fusca fica mais na garagem que na rua. “Sou muito cuidadoso com ele. É minha ‘teteinha'”, brinca.

Vender o fusca nem passa pela cabeça de Luiz Guilherme que diz já ter recusado ofertas altas pelo modelo que tem até certificado de originalidade.

dia nacional do fusca
O Fusca 1969 de Luiz Guilherme tem até certificado de originalidade

“Este fusca pra mim é um sonho realizado e me proporciona bons momentos. Me encanta ir passear com ele e várias pessoas param para admira-lo. Suas maiores qualidades são a beleza, delicadeza e as amizades que fazemos ao longo do tempo. Esse carro, diferente de muitos outros, tem historia de bons momentos no passado que carros atuais não proporcionam”, destaca.

Neste Dia do Fusca, confira fatos que marcaram a história deste carro no Brasil.

dia nacional do fusca
Linha de produção do Fusca em 1970

*Foi em 03 de janeiro de 1959 que o primeiro Fusca legitimamente brasileiro saía das linhas de produção da unidade industrial de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

* O nome oficial, durante vários anos, foi Volkswagen Sedan. A palavra Fusca surgiu de maneira informal: a versão mais aceita é a de ela é uma corruptela de Volks. O fabricante só passou a adotá-lo de maneira oficial, com direto até a emblema na tampa traseira, em 1984. Em outros países, o veículo, do mesmo modo, recebeu diferentes apelidos. Alguns deles também passaram a ser utilizados pela marca alemã, como Beetle, que significa besouro.

* O Fusca ganhou a opção de teto solar em 1965: foi o primeiro nacional a oferecer esse item. A escotilha era feita de chapa, e não de vidro como atualmente, e tinha acionamento manual. A Volkswagen estava confiante nesse equipamento, que julgava ter tudo a ver com clima tropical do Brasil. Mas o tiro saiu pela culatra, pois o modelo passou a ser conhecido como Cornowagen.

* O título de carro mais vendido do Brasil pertenceu ao Fusca por longos 23 anos. O modelo assumiu essa posição já em 1959, quando foi nacionalizado, e por lá permaneceu até 1982. No ano seguinte, foi ultrapassado pelo Chevette, que, porém, seguiu no topo por pouco tempo. 

* O Volkswagen Fusca foi o primeiro veículo brasileiro a alcançar a marca de 1 milhão de unidades produzidas, já em 1969.

*Foram fabricados 21.529.464 unidades de Fusca, números que fazem dele o modelo único mais produzido do mundo em todos os tempos.

A Volkswagen divulgou um vídeo em homenagem ao Fusca – que deixa de ser fabricado após 81 anos de produção mundial. Difícil não se emocionar com o curta-metragem “The Last Mile” – A última milha, em português.  Confira!

Redação Conexão Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *